SERVIÇOS

Serviços

Acupuntura

A Acupuntura é uma das práticas da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), que se desenvolveu através da observação e interpretação dos fenômenos naturais. Mente e corpo equilibrados; esta é a principal filosofia da Acupuntura. Para atuar como acupunturistas, os profissionais devem ser graduados em uma área da saúde, como a fisioterapia.

Benefícios

A Acupuntura trabalha com a estimulação de pontos específicos e é indicada para alterações dolorosas no sistema musculoesquelético, como é o caso das lombalgias, cervicalgias, dores articulares, hérnias de disco, dores de cabeça, entre outros. Atua também em algumas patologias como a artrite reumatóide, fibromialgia, asma, hipertensão, incontinência urinária, cólicas intestinais, AVC; e em alterações de sensibilidade e afecções psiquiátricas. De acordo com estudos, pode haver intervenção e resultados positivos com a acupuntura nessas e em outras patologias e afecções do corpo humano onde haja desequilíbrio.

Drenagem Linfática Manual


A drenagem linfática manual significa: um tipo de massagem que estimula, promove e acelera a circulação do sistema linfático.
A retenção de liquido e a celulite são acumulações de líquido linfáticos. Para este tipo de massagem, a pressão sobre o paciente deve ser leve, porque o sistema linfático é superficial, portanto a terapia tem um efeito agradável e relaxante.

Benefícios

Edemas e linfedemas: A drenagem linfática age ativando a circulação sanguínea propiciando a redução do linfedema e regeneração do sistema linfático. A depender do estágio da disfunção podem ser necessárias medidas auxiliares como o uso de enfaixamento compressivo e contenções elásticas; 

Fibro edema geloide (celulite) e lipoesclerose : A drenagem linfática auxilia a evacuação de líquidos proteicos e toxinas que tornam o tecido acometido pela patologia edemaciado e com aderências, normalizando o pH intersticial e favorecendo a nutrição e a oxigenação tissular;
Insuficiência venosa crônica: A incontinência valvular, com estase ou refluxo, leva a rede linfática a se revelar insuficiente para drenar o líquido intersticial excessivo. Juntamente com este excesso de líquido intersticial, há uma aglomeração anormal de proteínas e um aumento do número de leucócitos. A drenagem linfática auxilia na redução do edema de forma eficaz e rápida, eliminando o excesso de líquido do meio tissular para os vasos venosos e linfáticos.

Cefaleias e nevralgias: A cefaleia do tipo tensional é a mais frequente entre todos os tipos. Esta modalidade de cefaleia tem como mecanismo fisiopatogênico a seguinte sequência de eventos: uma problemática psicológica desencadeia uma contração muscular que aliada a vasoconstrição leva a produção de catabólicos algogênicos, dando a dor como resultado final. A drenagem linfática manual aumenta a circulação local, além de promover relaxamento e sedação geral, contribuindo para a redução da dor e do espasmo muscular.

Edemas gestacionais: durante o período gestacional ocorrem inúmeras modificações no organismo feminino para proporcionar ao feto o máximo de desenvolvimento e independência, o que põe à prova todo organismo da gestante, e que poderá levá-la a relatar inúmeras queixas. O edema de membros inferiores faz parte das queixas mais frequentes, e é acompanhado por vários ajustes secundários de outros sistemas. Seu surgimento está ligado à circulação linfática, seja diretamente em consequência do aumento de aporte de líquido ou indiretamente em consequência de uma patologia linfática específica. A drenagem linfática manual é um recurso valioso para a prevenção e o tratamento dessa condição; 
Síndrome pré-menstrual: a sintomatologia característica da síndrome da tensão pré-menstrual, como: cefaleia, mastalgia, fadiga, dores nas pernas e desconforto pélvico, irritabilidade e ansiedade desse período podem ser amenizadas pela drenagem linfática;

Tratamento pós-cirurgia plástica: na recuperação pós-cirúrgica, a técnica de drenagem linfática manual é empregada para drenar edemas, favorecer e acelerar a regeneração tecidual e aliviar quadros álgicos. Quanto mais precoce for o início da realização da drenagem linfática manual melhor e mais rápida a recuperação do paciente. A drenagem atua tanto na regressão do edema como na uniformização do tecido que está cicatrizando por baixo da pele, evitando ondulações e a formação de nódulos na região.

Fisioterapia Neurológica

Fisioterapia Neurológica ou Fisioterapia Neurofuncional, como é chamada nos dias de hoje, atua com base nos conceitos neurofisiológicos obtidos após condutas bem sucedidas e pesquisas intensas, direcionando-se o tratamento para a recuperação funcional mais rápida.
Basicamente, a Fisioterapia Neurológica atua nas doenças que acometem o Sistema Nervoso Central ou Periférico, levando a distúrbios neurológicos, motores e cognitivos. O objetivo é avaliar os déficits funcionais e, através de exercícios direcionados, promover padrões motores adequados, melhora da força, coordenação motora e equilíbrio.

Fisioterapia Ortopédica

A Fisioterapia Ortopédica é a especialidade que trata as disfunções osteomioarticulares e tendíneas, causadas por lesões esportivas, desgaste, traumas, recuperações cirúrgicas e doenças congênitas.
São utilizados recursos eletrotermofototerápicos, terapia manual e cinesioterapia na reabilitação dos pacientes.
O objetivo da Fisioterapia Ortopédica é prevenir e tratar problemas musculares, ligamentares ou posturais, que possam comprometer os movimentos e a qualidade de vida dos pacientes.
Considerada uma das áreas mais procuradas da fisioterapia, a especialidade pode aliviar a dor, restabelecer funções, fortalecer os músculos, corrigir deformidades e prevenir novas lesões.

Fisioterapia Uroginecológica

A fisioterapia em uroginecologia está voltada para o tratamento conservador das disfunções urogenitais e anorretais.
A incontinência urinária de esforço é, apenas, uma das disfunções sobre as quais essa área da fisioterapia atua, contribuindo para evitar ou postergar os processos cirúrgicos.
Mas a fisioterapia uroginecológica não só auxilia aquelas pessoas que sofrem com incontinência urinária e fecal, como também atua como analgésico em dores pélvicas crônicas, controla o prolapso dos órgãos pélvicos (bexiga caída é um exemplo) e prepara o corpo para o parto, além de contribuir para uma boa recuperação após o nascimento do bebê.
O fortalecimento do períneo e dos músculos que sustentam os órgãos pélvicos deixa a região genital mais irrigada, favorece a resistência do assoalho pélvico, tratando e prevenindo a incontinência urinária.
Nessa especialidade é trabalhado o fortalecimento do assoalho pélvico.
O método consiste em trabalhar o conjunto de músculos que sustenta os órgãos pélvicos, como o útero, a bexiga e o intestino reto. E não é difícil reconhecer qual músculo deve ser trabalhado: é aquele que se usa para segurar a urina.
Os exercícios fisioterapêuticos são simples, mas devem contar com uma orientação especializada.

Home-Care
(Atendimento Domiciliar)

A Fisioterapia em Casa ou também chamada de Fisioterapia Home Care tem se tornado uma tendência cada vez mais crescente e presente na vida dos pacientes, tornando o atendimento mais humanizado e individualizado. Chamada também de fisioterapia home care (o termo “home care” tem origem inglesa, e significa em tradução literal “cuidados no lar”). Essa ténica surgiu com o intuito de oferecer um ambiente mais confortável e um tratamento mais particular para cada paciente.
As pessoas que optam pela presença do profissional de fisioterapia em casa o fazem por diversos motivos, como a flexibilidade de horários, a impossibilidade de locomoção sobretudo no caso de pacientes acidentados ou com idade mais avançada, e até mesmo o conforto e a praticidade que as nossas casas oferecem.

Pilates
(Studio / Bola / Solo)

O método Pilates oferece um programa de exercícios que reequilibra o corpo, melhorando a postura, acabando com dores e desconfortos no corpo, além disso previne lesões e fortalece os músculos, dos mais fracos aos mais profundos, aumentando assim a disposição para o dia-a-dia. Dentre vários benefícios do Pilates, ressalta-se o bem estar físico e mental que traz a modalidade, buscando um corpo harmonioso que tenha uma melhor consciência corporal, respiração, postura, flexibilidade e coordenação. Um corpo equilibrado traz consigo um maior poder de concentração, além de facilitar o relaxamento, melhorando o cotidiano de cada indivíduo.

RPG
(Reeducação Postural Global)


O RPG consiste em ajustamentos na postura para reorganização dos segmentos do corpo humano, permitindo o reequilíbrio dos músculos que firmam a postura.
Desse modo, a RPG identifica e alonga os músculos considerados responsáveis pela alteração postural.
O tratamento com a RPG é totalmente personalizado, ou seja, cada paciente recebe um atendimento individual, de acordo com as suas necessidades.
Normalmente, as consultas duram em torno de uma hora e a quantidade de vezes por semana vai depender de cada caso. A duração do tratamento também varia bastante, mas durante a primeira consulta é possível ter alguma previsão do tempo necessário através da avaliação aplicada pelo fisioterapeuta acompanhante.
Problemas respiratórios, morfológicos, articulares, esportivos, traumáticos e neurológicos podem ser tratados com a RPG, em fases agudas ou crônicas, com ou sem a manifestação de sintomas. A RPG trabalha com exercícios práticos para evitar e aliviar diversos tipos de dores, através de movimentos que contribuem para alongar a musculatura, além de dar mais forma ao corpo.

Principais doenças que podem ser tratadas com a RPG:
– Desvios posturais
– Dores lombares, cervicais e dorsais;
– Dores nos pés e nas mãos;
– Lesões por esforço repetitivo (LER);
– Hérnias de disco;
– Asma e bronquite;
– Estresse;
– Distúrbios digestivos e circulatórios;
– Artrite, artrose, bursite e tendinite;
– Estrabismo;
– Incontinência urinária.

Tratamentos Estéticos (Facial e Corporal)


Os tratamentos estéticos têm como objetivo dar uma melhor definição aos contornos corporais e faciais através de redução de medidas, combate à celulite, flacidez, gordura localizada e todos os problemas que comprometem a silhueta. Para saber qual o melhor tratamento a ser seguido em cada caso, é necessária a avaliação prévia, por profissionais da clínica.
  • Limpeza de pele
  • Tratamento para peles acneicas
  • Rejuvenescimento facial
  • Clareamento de manchas
  • Peelings
  • Drenagem Linfática Facial e Corporal
  • Massagem Relaxante
  • Massagem Modeladora
  • Criolipólise
  • Pacotes especiais para tratamentos de redução de medidas, celulite e estrias.

TRATAMENTO DE FISIOTERAPIA PARA ZUMBIDO


O que é zumbido?
O zumbido é um som percebido nos ouvidos ou na cabeça sem que haja estímulo sonoro externo. Trata-se de sintoma (e não de doença) que pode apresentar inúmeras causas. De acordo com pesquisa da American Public Health Agency, o zumbido é o terceiro sintoma mais incômodo, perdendo apenas para dor e tonturas intensas e intratáveis. Estudos epidemiológicos indicam que a prevalência do zumbido varia de 10 a 15% na população geral. No Brasil, dados recentes mostram que cerca de 40 milhões de brasileiros apresentam o sintoma.

Quais tipos de zumbido são mais comuns?
Alguns zumbidos podem ser agudos, outros graves, constantes ou percebidos em dias alternados. Os sons podem ser semelhantes a um apito, chiado, escape de ar, grilo, cigarra, sirene, cachoeira, motor, panela de pressão, dentre outros.

Quais profissionais devo procurar inicialmente para tratar o zumbido?

 O médico mais indicado para tratar o zumbido é o otorrinolaringologista. Quanto mais rapidamente for iniciado o tratamento, maiores as chances de reverter o sintoma. Para alguns pacientes, a abordagem multiprofissional é indispensável. O fisioterapeuta seria indicado nas queixas de zumbido que tenha uma causa somática ou somatossensorial como descrita abaixo.

Quando devo procurar um fisioterapeuta para tratar o zumbido?
O fisioterapeuta poderá ajudar nos casos de zumbido que tenham origem musculoesqueléticas (somatossensorial) ou emocional. Procure-nos caso apresente:

  • Queixa de dor nas regiões cervical (pescoço), ombros, face e/ou cabeça
  • Tensão ou rigidez nas regiões cervical, ombros e face
  • Limitações na movimentação cervical e articulação temporomandibular (ATM)
  • Surgimento ou piora do zumbido após lesão ou manipulação incorreta da cervical, a exemplo de massagens
  • Piora do zumbido com o aumento de dores ou tensões musculares
  • Aumento ou diminuição da intensidade do zumbido durante movimentos cervicais (flexão, extensão, rotação e inclinação) e mandibulares (abertura, fechamento, protrusão, lateralização)
  • Aumento ou diminuição da intensidade do zumbido após mudança de posição da cabeça e/ou da cervical (por exemplo, ao trocar de travesseiro, após um cochilo no sofá, má postura ou alongamentos)
  • Bruxismo (ranger dos dentes) ou apertamento dentário
  • Zumbido com ritmo (mioclonia): estalos, cliques, batidas de asa de borboleta, dedo digitando no teclado, etc.

Ansiedade, stress, síndrome do pânico e depressão

TRATAMENTO DE FISIOTERAPIA PARA DISFUNÇÃO DA ATM (ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR)


O que é ATM?

ATM significa “articulação temporomandibular”. Essa articulação situa-se logo à frente do ouvido e é responsável pelos movimentos executados pela mandíbula. A disfunção da ATM é chamada DTM.

Quais as principais causas de uma DTM?

A DTM apresenta várias causas. Os fatores a seguir podem ser predisponentes, iniciantes ou perpetuadores de uma DTM:

  • Bruxismo (ranger ou apertar os dentes)
  • Fatores sistêmicos: doenças reumatológicas (artrite)
  • Fatores emocionais: stress, ansiedade, síndrome do pânico, depressão
  • Hábitos parafuncionais: mascar chiclete, roer unhas, morder lábios e bochechas, apoiar a mão no queixo
  • Má oclusão
  • Fatores genéticos
  • Traumas
  • Fibromialgia
  • Flexibilidade exagerada na articulação (porque os ligamentos estão frouxos)

Como saber se tenho uma DTM?

Observe se você apresenta alguns desses sintomas que também podem vir acompanhados de dor na região cervical:

  • Ruído e/ou desvio ao abrir ou fechar a boca
  • Dor nas articulações e/ou nos músculos da face
  • Sensação de cansaço no rosto
  • Dor de cabeça na região das têmporas
  • Dificuldade de abrir ou fechar a boca
  • Sensação de ouvido “tapado”, dor ou zumbido (após análise feita por otorrinolaringologista que já tenha excluído a possibilidade de se tratar de problemas do próprio ouvido).

Como a fisioterapia pode ajudar?

Estudos mostram que certas disfunções da ATM são tratadas de modo mais eficaz quando a fisioterapia é utilizada em conjunto com o tratamento feito pelo cirurgião dentista. 

A fisioterapia no tratamento das disfunções da ATM tem como objetivo minimizar a dor muscular e articular, a melhora da amplitude de movimento, a redução da inflamação, o fortalecimento e alongamento dos músculos mastigatórios, e a melhora dos estalidos e cliques da articulação. É importante também para trabalhar a postura cervical, evitar possíveis cirurgias e reeducar o paciente em relação ao posicionamento correto da mandíbula.

TRATAMENTO DE FISIOTERAPIA PARA TONTURA


O que é reabilitação vestibular?

 A reabilitação vestibular consiste em manobras específicas e exercícios com o propósito de aliviar os sintomas de tontura e desequilíbrio corporal. Os exercícios são realizados repetidamente com o intuito de promover a recuperação fisiológica do equilíbrio corporal.

Qual o objetivo da reabilitação vestibular?

Os principais objetivos são:

  • Aliviar tonturas e sintomas visuais (ex: nistagmo)
  • Melhorar o equilíbrio estático e dinâmico (durante caminhadas)
  • Reduzir risco de quedas
  • Deve-se lembrar que os exercícios vão variar dependendo do tipo de lesão vestibular e dos sintomas associados.

Quem pode aplicar a reabilitação vestibular? 

O fisioterapeuta é um dos profissionais habilitados a realizar o tratamento, de acordo com o regulamento do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO) e em conformidade com as Guidelines to Physical Therapy Practice. É aconselhável que inicialmente o paciente procure um médico otorrinolaringologista ou neurologista para investigar as possíveis causas dos sintomas. Em seguida, converse com ele sobre a necessidade de reabilitação vestibular.

TRATAMENTO DE FISIOTERAPIA PARA
PARALISIA FACIAL


O que é paralisia facial ?

É a perda de movimentos da face devido à lesão do nervo facial. Quando a paralisia afeta a metade da face (testa, olho e boca), é chamada de paralisia facial periférica, isto é, a lesão ocorreu no trajeto do nervo facial que fica fora do cérebro. 

Quais os principais sintomas?

  • Boca torta, repuxada para o lado não paralisado
  • Impossibilidade de fechar completamente um dos olhos e de franzir a testa
  • Dor de cabeça, na face, no ouvido ou na região cervical
  • Zumbido e sensibilidade aos sons
  • Dificuldade para falar ou comer
  • Dificuldades para assoviar ou para reter a saliva dentro da boca
  • Ausência de percepção de sabor na ponta da língua
  • Secura na boca e olhos
  • Lacrimejamento
  • Salivação excessiva

A fisioterapia ajuda?

Sim. A fisioterapia é importantíssima para que ocorra melhora rápida e diminuição das possíveis sequelas da paralisia. Exercícios e terapias manuais são aplicadas, além de orientações para o paciente. Quanto mais cedo for realizado o tratamento por profissionais qualificados.

Share by: